domingo, 19 de abril de 2009

ONG Parceira.

Associação Comunitária MONTE AZUL.

Causa:


A causa da Associação Comunitária Monte Azul é o desenvolvimento integral do ser humano, por isso atua com educação, saúde, cultura e meio ambiente.

Missão:

"Promover o amor ao ser humano independentemente da nacionalidade, raça, religião, posição política e condições social e física, proporcionando oportunidades através de educação, cultura e saúde, principalmente para as pessoas não-privilegiadas se desenvolverem material, social e espiritualmente, estimulando-as a agir conscientemente, com liberdade e amor."

Valores:

Respeitar o ser humano como valor em si;
Ser verdadeiro;
Respeitar a individualidade de cada um;
Acreditar no potencial transformador de si próprio e do outro;
Aprender a confiar o máximo e controlar o mínimo;
Ser igualmente livre como responsável e solidário no contexto social e ecológico;
Ter abertura às contribuições de qualquer pessoa, independente de padrões hierárquicos;
Ter esperança e confiar no desenvolvimento da humanidade e da ajuda sempre presente do mundo espiritual.

Primeiros Anos:


Em 1975, a pedagoga Ute Craemer abriu as portas de sua casa para receber crianças da favela Monte Azul em tardes recreativas. Ute contou, inicialmente, com a ajuda de alunos da escola particular onde lecionava. Aproveitou, assim, para construir uma ponte entre seus alunos e as crianças da favela Monte Azul. Por meio do relacionamento com as crianças da favela, Ute conheceu suas famílias. Passou, então, a organizar reuniões entre os pais para discutir e procurar soluções conjuntas para seus problemas. O intercâmbio com as crianças e o diálogo com seus pais foram as bases de todo o trabalho desenvolvido pela Associação Comunitária Monte Azul, fundada em 1979.

Crescimento:

As primeiras atividades foram na Escolinha para crianças e jovens, e no ambulatório médico, construído em mutirão pelos moradores: educação e saúde atendiam as carências sociais mais urgentes.

Daí para frente, a presença da Associação na favela cresceu continuadamente e, a partir de 1983, se expandiu para mais duas comunidades: a favela Peinha e o bairro carente Horizonte Azul.

FONTE: http://www.monteazul.org.br/

Um comentário: